sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 47

COMENTÁRIOS

26.14 O adorador devia confessar que sua oferta não fora exposta a contaminação cerimonial, especialmente aquela associada com a lamentação pelos mortos.
26.16-19 A lei agora fora dada em sua totalidade – a responsabilidade de Israel em observa-la consistia em seu pacto com Deus. Esta totalidade se reflete nas seguintes palavras: estatutos, que representam a firmeza eterna das disposições de Deus (Sl 119.89-91); juízos, que são os pronunciamentos de Deus sobre o comportamento humano, no agir e no pensar (1 Sm, 16.7; Rm 11.33-36); mandamentos, as ordens ou instruções de Deus, cujo teor se resume nos Dez Mandamentos, registrados em 5.6-21. Veja 11.in. * N.Hom. A vida consagrada: 1) Chamada à consagração (16); 2) Ato da consagração: 1) Chamada à consagração (16); 2) Ato da consagração (17); 3) Significado da consagração: possuído por Deus (18 a), obediente a Deus (18b), abençoado por Deus (19b).

Texto áureo: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós (Gálatas 3:13)

Lea Deuteronômio 27: 1-19

Escrita “mui distintamente” em grandes pedras caiadas, a lei foi colocada em uma posição bastante visível na montanha como um testemunho para todo Israel. Ninguém poderia alegar que não tinha conhecimento dela. Nós, que possuímos a Bíblia completa em nossas mãos, temos uma responsabilidade ainda maior.
Esse monumento feito para exaltar a lei nos faz pensar no magnífico Salmo 119, que em seus 176 versículos nos relata as maravilhas da Palavra de Deus e do que ela significa para o crente fiel. Esse salmo começa proclamando as bênçãos dos que “andam na lei do Senhor”. O povo tinha sido ordenado a pronunciar “a bênção sobre o monte Ebal” (11:29). Infelizmente, não ouvimos as tribos proclamando a bênção. Na verdade, o povo estava “sob a lei” e, portanto, é “maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las” (Gálatas 3:10). Maldito...maldito...maldito é a sentença que Israel iria ouvir doze vezes (vv 15-26). Contudo, a mesma passagem de Gálatas anuncia que “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se Ele próprio maldição em nosso lugar” (v.13). Por isso, da cruz em diante, não estamos sob a lei, mais debaixo da graça (Romanos 6:14).

COMENTÁRIOS
Cap. 27 O estilo volta à forma de narrativa e Moisés aparece na terceira pessoa. O capítulo contém instruções para a inscrição da lei em pedras no monte Ebal (1-8), uma injunção divina à obediência (9,10) e uma ordem para o pronunciamento da bênçãos e maldições nos montes Gerizim e Ebal (11-26). O primeiro estágio da ratificação do pacto teve lugar nas planícies de Moabe, quando Moisés ainda era o líder. O desdobramento da ratificação em dois estágios simboliza a contínua liderança de Deus, embora tenha havido mudança de líder no nível humano. Esse capítulo aborda o segundo estágio da ratificação, o cumprimento do qual está registrado em Js 8.30-35.
27.2 No dia. Não é feita, esta referência, a nenhum dia específico, mas a um tempo ainda
47

Nenhum comentário: