sábado, 19 de dezembro de 2009

PAG. 8

3.3 Ferimo-lo. A derrota de Seom e a de Ogue desmentiram aos temores incrédulos de Israel, de quarenta anos para trás. Cf 1.28 com 2.36 e 3.4-6.

3.11 Leito de ferro. Não se sabe exatamente o significado dessa expressão, e em especial o sentido da palavra “leito”, (heb ‘eres’, “leito”, “divã”, ou “sarcófago”). Um explorador chamado Capitão Condor, recentemente, o identificou com um trono de pedra por ele descoberto na encosta de Rabá, com as dimensões indicadas pela Bíblia.

3.12-17 As tribos de Rúben e Gade receberam o território de Seon, desde o rio Jaboque, ao sul de Gileade, até o rio Armom. Atribo de Gade se localizou ao norte de Rúben, com sua fronteira imediatamente acima do mar Morto. Gade também recebeu o vale do Jordão até o mar da Galiléia, Cf Js 13.15-28. Moisés também registrou os triunfos obtidos no norte pelas famílias pertencentes à tribo de Manasses. À essa meia tribo de Manasses foi dado o território de Ogue.

3.12 Topmamos... nesse tempo. Moisés não pôde entras em Canaã, mas teve o privilégio de ver o começo da conquista sob sua liderança, e também a distribuição do território entre as tribos (Nm 32). Excetuando-se a cerimônia do pacto, a conquista e distribuição da terra a leste do Jordão pôs fim Pa obra de Moisés.

3.14 Filhos de Manasses. A palavra “Filhos”é freqüentemente usada para se referir a qualquer descendente.

3.17 Quinerete. O mar da Galiléia.


Texto áureo: [Declarou Jesus:] Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

(Lucas 12:34).

Leia Deuteronômio 3:18-29.

Algumas pessoas lamentam durante toda a vida não se terem aplicado como deviam nos anos em que freqüentaram a escola. E os pais, que nem sempre são ouvidos, advertem seus filhos que ninguém pode esforçar-se pelo outro e que estudos medíocres nos fazem correr o risco de sermos penalizados com uma carreira medíocre; todo o futuro está em jogo. Não é a mesma coisa com os cristãos? A exceção é quer toda a vida deles é composta por períodos de aprendizado. Se na vida cristã terrena alguém for um aluno preguiçoso (2 Coríntios 5:9) se não enxergar muito adiante (e não só o que está perto), sua entrada na glória celestial não será ricamente abençoada (“Amplamente suprida!); el sofrerá perda eterna (2 Pedro 1: 9, 11). Os filhos de Rúben e Gade nos instruem neste sentido. Foram os primeiros a tomar posse da herança deles, mas isso não quer dizer que ficaram com a melhor fração. Exatamente o contrário! É além do Jordão que estão a “boa terra” e “esta boa região montanhosa” (v.24). Moisés sabia disto muito bem. Que contraste entre o amado líder cujo coração estava além do Jordão, mas foi impedido de entrar, e estas duas tribos e meia que poderiam ter entrado em Canaã, mas não tinham o mínimo desejo de faze-lo! E o seu coração, caro amigo, onde está assentado? Nos lugares celestiais com o Senhor Jesus ou na terra com suas coisas visíveis que são temporais? (Lucas 12:34).

COMENTÁRIOS

8

Nenhum comentário: