sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 51

Este versículo (que se aplica profeticamente à adoração do anticristo) pode servir como título para o texto que vai dos versículos 15 a 68 deste capítulo. A pessoa que está falando no Salmo 16 é Cristo que, em contraste com Israel, jamais deixou de confiar em Deus e de tê-Lo diante de Si. Ele sempre contava com Seu Deus para guardá-Lo e preservar Sua Herança de forma que Ele não fosse abalado (Salmo 16: 1,5,8). Ele é nosso exemplo na caminhada da fé Mas Deus também nos mostra o exemplo o posto e suas trágicas conseqüências. A terrível ameaça do versículo 53 literalmente se cumpriu na história de Israel ( 2 Reis 6:28). Quanto à liberdade dantes desfrutada, o povo praticamente a perdeu no tempo do cativeiro babilônico.
O Salmo 100:2 nos convida a servir ao Senhor com alegria. Para se exato, Israel jamais serviu ao seu Senhor “com alegria e bondade de coração” (v 47), expondo-se a sofrer sob o jugo de ferro de seus inimigos. Moralmente, isso ainda está acontecendo hoje. Ao nos recusarmos a servir ao Senhor de fato nos colocamos sob a escravidão de Satanás e do pecado ( João 8:34). Que Deus nos ensine a servi-Lo com júbilo, imitando Aquele que se deleitava em fazer a vontade do Pai (Salmo 40:8).

COMENTÁRIOS

28.36 Servirás a outros deuses, feitos de madeira e de pedra. Na idolatria, o homem adora criaturas que lhe são inferiores, em vez de adorar ao Criador, que lhe é superior.
28. 46 Eles seriam um sinal do julgamento divino e uma maravilha que provocaria estupefação, cf 13.2n.
28.47,48 O argumento é que se era difícil demais obedecer aos manda- mentos de Deus, que são a plenitude da vida, da alegria e da prosperidade daqueles que neles andam, muito mais pesados vão ser os mandamentos dos inimigos, que se deleitam em torturar seus prisioneiros, assim como Satanás tortura os prisioneiros do pedado.
28. 49-57 É um quadro profético da desolação e degradação a que Israel viria a ser reduzido. Tempos de angústia freqüentemente revelam a depravação daqueles que, em tempos normais, são considerados retos, mimosos e delicados (54-56). Esta cena se cumpriu nos cercos de Sa-maria (2 Rs 6.28) e Jerusalém (Lm 2.20,22).
28.58 A finalidade da Lei de Deus é levar os homens ao temor de Deus, que, sendo o princípio de toda a sabedoria (Pv 9.10), é a fonte vital da vida humana. A própria palavra Lei (heb tôráh), fala em “guiar alguém até o alvo” (que é Deus). Da mesma maneira, o evangelho foi escrito para que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, crendo, tenhamos a vida eterna, Jô 20.31.
28.64 O Senhor vos espalhará. A desobediência traria não só a derrota, mas também o exílio. Essas palavras se cumpriram na queda de Samaria, em 722 a.C., e na queda de Jerusalém em 586 a.C. Foram novamente
51

Nenhum comentário: