sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVITICO PAG.6

ções específicas com transgressões individuais, e simbolizava uma aproximação ao Deus Santo, dando ao pecador a expiação por pecados específicos, pelos quais esses sacrifícios ofereciam uma “cobertura”, perdoando-se assim o pecado. Dois tipos de pecado se definem nesta Lei: 1) Os pecados da ignorância, 5,5-18; Nm 15.22-29, praticados na ignorância, sem saber aquilo que a Lei exigia, ou ainda, praticados Acidentalmente, mesmo quando se sabia que eram pecados, Dt 19.4; 2) Os pecados atrevidos, Ex 21.14; Nm 15.30; Dt 1.43, 17.12-13, 18.20-22; Sl 19.13; 2Pe 2.10. Tais pecados se cometiam deliberada, premeditada e obstinadamente, 24.11-16; Hb 10.26-31. Nota geral: em todos esses sacrifícios, notam-se duas classes os de “aroma agradável” e os demais. A expressãoaroma agradável” se aplicava somente aos três primeiros tipos de sacrifícios: os holocaustos, cap 1, as ofertas de manjares, cap 2, e os sacrifícios pacíficos, cap 3. Estes três tipos de ofertas voluntárias, prenunciavam a absoluta e bendita perfeição do sacrifício de Cristo, em aroma aceitável a Deus, Ef 5.2. Os demais sacrifícios eram os que se ofereciam pelo pecado e pelo sacrilégio, nosso quais Cristo era prefigurado como Aquele que carrega os pecados do mundo; eram ofertas de expiação que, pela sua própria existência, condenavam o pecadonão que Deus tenha prazer na condenação. As ofertas de aroma agradável eram voluntárias, e as ofertas pelo pecado eram compulsórias. * N. Hom. A confissão dos pecados é uma parte essencial de uma vida de retidão, e Deus a exige de todos aqueles que pecaram, 5.5; Os 5.15. Sem confissão dos pecados, precedida pelo arrependimento, apela-se em vão ao sacrifício de sangue. Da mesma maneira, o NT ordena aos homens que confessem seus pecados (Tg 5.16), oferecendo, ao mesmo tempo, a certeza do perdão e purificação, 1 Jo 1.9; Sl 32.5. A verdadeira confissão de pecados inclui, entre outras coisas: 1) A tristeza religiosa por causa do pecado cometido, Sl 38.18; 2) A Humilhação, Jr 3.25; 3) A oração pelo perdão Sl 51.1; 4) A restituição dos danos causados. Nm 5.6; 5) 5) A humilde aceitação divina aplicada na forma de um castigo, Ed 9.13; Ne 9.33; 6) O abandono daquele pecado Lc 19.1-10; Lv 15.11-32.

Texto áureo: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus

(Romanos 3:23)

Leia Levítico 4: 27-35

Pelo seu próprio pecado, um sacerdote ungido tinha de oferecer um novilho (v.3), o príncipe tinha de oferecer um bode (vv.22-23), e qualquer pessoa do povo, apenas uma cabra ou cordeira (vv. 28,32). Aqueles que devem dar o exemplo têm uma responsabilidade muito maior, refletida na importância do animal oferecido. Mesa diante de Deus todos pecaram e carecem de Sua glória (Romanos 3: 22-23). Quer estejam no topo ou na base da escala social, honrados ou desprezados pelos seus contemporâneos, quer sejam malfeitores ou pessoas de bem, todos se incluem em uma classe: todos são pecadores perdidos. No entanto, em Sua insondável misericórdia, Deus criou uma nova categoria: a dos pecadores perdidos. No entanto, em Sua insondável misericórdia, Deus criou uma nova categoria: a dos pecadores perdoados. Ele encerrou a todos na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos (Romanos 11: 32).

Vamos enfatizar as expressões dos versículos 23 e 28: “ ou se o pecado em que ele caiu lhe for notificado”. Isso é uma alusão ao nobre serviço chamado “Lavagem, dos pés

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Um comentário:

maria disse...

Ola,a paz do senhor.Irmaõsquanto mais se conhece a palavra mais responsabilidade nos temos de dar um bom testemunho ,porque seremos mais cobrados.