sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 25

espiritual se reconhece quando as obras da carne se revelam de maneira crua e dramática em nossas vidas, vv 14 e 15, cf Gl 19-21. Talvez a doença da pele, mencionada nos vv 12 e 13 possa sugerir que quando o pecado se torna claramente visível ao pecado, a situação se transforma totalmente: o Espírito Santo o convence do pecado ( para reconhecer seu estado), da justiça (apontando-o para o Salvador que o purifica de todo o pecado), e do juízo ( fazendo-o compreender que cristo o pronuncia limpo aqui na terra, João 15.3, e também no julgamento final), veja João 16.7-11. Esta mudança sobrenatural e eterna se simboliza no v 16. A única descrita nos vv 18-23, é comparável às feridas recebidas no mundo; as mágoas e os maus hábitos antigos, normalmente são um ponto fraco onde converge o pecado. Mas o crente recebe os golpes da vida com e com coragem, e então qualquer estrago causado pelo mundo não o levará à corrupção do pecado, não ficará “mais fundo do que a pele”, não produzirá o pêlo branco do desfalecimento. A queimadura descrita nos vv 24-28 pode representar alguma paixão, como se descreve em 1Co 7.9, que levaria ao pecado se não fosse regulada e dominada pela Palavra de Deus. Os impulsos naturais são parte do nosso ser, mas não nos devem imergir no pecado.

Texto áureo: E Jesus, respondendo, disse-lhe: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos (Lucas 5.31).

Leia Levítico 13.29-44.

Certas manchas, certas doenças de pele poderiam enganar. A pessoa enferma então era confinada por sete dias, depois examinada para se ter certeza se uma chaga de lepra esta ou não presente. Nunca julguemos apressadamente! Tenhamos o cuidado de pensar bem dos outros antes de lhes atribuir desde o início motivações erradas. “O amor... não se exaspera” (1ª Coríntios 13.5). Observem que o enfermo não tinha dado sua opinião. Era o sacerdote que via e então declarava a natureza da chaga. O que o homem pensava de sua própria situação não importava. Ele talvez não sentisse nada e até acreditasse gozar da mais perfeita saúde, contudo estaria seriamente doente o tempo todo. Quantas pessoas não percebem que caíram vítimas da enfermidade do pecado. Elas jamais analisaram a própria situação à luz da Palavra de deus; jamais se expuseram ao Sacerdote. Ele é o que estabelece a culpa do homem e o declara irremediavelmente perdido. “Afastai-vos, pois, do homem... Pois em que é ele estimado?” (Isaías 2.22). Mas o Sacerdote que declara a nossa condição é também o que fez dela a Sua preocupação em graça, como o Grande Médico, e nos deu a completa cura para nossa alma (Lucas 5.31).

COMENTÁRIOS

13.29 Praga na cabeça ou na barba. Se uma coceira ou sarna (neteq) aparecesse na cabeça ou na barba, devia ser observada pelo sacerdote. Se, após um certo período, não se espalhasse e não continuasse amarelo, o indivíduo era declarado limpo. Empregava-se então uma lavagem. C.B.Moody.

13.35 Se tiver espalhado muito. Se, depois da lavagem, a sarna tivesse aparentemente

25

Nenhum comentário: