sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 23

, em palavras, e infelizmente, ater mesmo nos crentes – e sabemos muito bem disso!

Exemplos: Miriã - calúnia (Números 12:10)

Geazi - ganância e mentira (2Reis 5:27)

Uzias - orgulho espiritual (2Crônicas 26:20)

COMENTÁRIOS

12.2 A imundície associada com o nascimento põe em relevo o fato de que o homem nasceu com a natureza pecaminosa herdada de Adão. Rom 5.18. A multiplicação da dor do parto é um dos aspectos da maldição que veio através da queda do homem. A procura por pureza no culto de Israel e a separação dos assuntos de sexo e de maternidade fazia um contraste vívido com os cultos das religiões pagãs, nas quais os ritos de fertilidade e a orgia faziam parte integral das cerimônias. Já que as crianças nascem com inclinação para o pecado, é necessário que sejam educadas na “disciplina e na admoestação do Senhor”; já na época do seu nascimento havia disposições sobre elas na Palavra de Deus.

12.5 Sendo que havia perda de sangue no nascimento de uma criança, aplicavam-se as leis da purificação, 15.16-18.

12.8 A purificação da mãe também era a ocasião da dedicação do filho que aliais entrara na graciosa Aliança de Deus, mediante o rito da circuncisão administrada pelo pai no oitavo dia. Este versículo nos ajuda a compreender que o que pesa no sacrifício não é o valor da oferta, mas sim, o simbolismo de haver a exigência de uma morte para expiar a impureza e o pecado, e um espírito de renúncia, dedicação e amor da parte do ofertante. A mais célebre das ofertantes pobres é a própria mãe de Jesus, Lucas 2.24; e o melhor exemplo de dedicação total ao trazer uma oferta se na viúva pobre, descrita em Mt. 12.41-44.

13.2 Lepra. Este termo genético era usado para descrever uma variedade de doenças, e até o bolor ou manchas nas vestimentas e nas casas, 13.47-59; 14.34-53. Incluía certa impingem, uma doença que era confundida com a lepra, 13.39. A lepra tuberculosa começava com empolas vermelhas e produzia manchas e deformações (as leprosas). A lepra trofoneurológica paralisava os nervos de tal maneira que os membros tornavam-se entorpecidos, atrofiados e sem vida. Seja qual for o tipo da lepra, a Lei exigia que a doença fosse observada, a fim de debelá-la nos seus estágios primários.

13.8 Examinará. Entre as muitas doenças semelhantes à lepra propriamente dita, havia a escrófula (que produz tumores), a eczema, a micose e várias dermatites, as quais os sacerdotes precisavam conhecer para identificá-las em cada caso, individualmente.


Texto áureo: Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não escondi; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoastes a maldade do meu pecado (Salmo 32:5).

Leia Levítico 13:9-28

Era necessário que o enfermo manifestasse dois sintomas para que o diagnóstico fosse confirmado com lepra: o pêlo branco (v.10), uma alusão ao declínio espi-

23

Nenhum comentário: