sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 13

uma pessoa dedicada (“santa”) podia participar.

6.26 As ofertas que se comiam no lugar santo eram: 1) O que ficasse da várias ofertas de manjares, depois de queimadas a porção memorial, 2.1-10; 2) A carne (e não a gordura, 4.26) das ofertas pelo pecado (6.26; 10.17) e das ofertas pela culpa (7.5-6); 3) A carne do sacrifício de ações de graça da oferta pacífica, 7.15-17; 4) O que sobrasse do sextário de azeite que o leproso oferecia, 14.10-20; 5) Os dois pães a serem movidos, 23.17-20; 6) Os pães da propiciação, 24.5-9.

6.28 Um vaso de louça não vitrificada obsorvia alguns sucos, não podendo ser levado ao ponto de ficar bem limpo, como o bronze.

Texto áureo: Sendo, pois justificados pela fé, temos pás com Deus pos nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5:1).

Leia Levítico 7:1-21.

A Epistola aos Romanos nos ensina que Deus tem estado ocupado com duas questões: a questão dos pecados, até Romanos 5:11, e depois com o pecado, até o capítulo 8 de Levítico. Ele condenou tanto a árvore como os frutos, o pecado em nossa natureza bem como os resultados que isso produz. Ao exigir um sacrifício pela culpa (atos cometido), e outro pelo pecado (a raiz do ato), Deus nos ensina que a obra de Cristo satisfaz essas duas necessidades do pecador.

A lei concernente ao sacrifício das ofertas pacíficas ilustra as condições necessárias para a realização da comunhão cristã. Isso era uma questão de sacrifício de ações de graças (v. 12; 2Corintios 10:16), proveniente de um caráter disposto e alegre (v. 16; 2Coorintios 8:4), livre de qualquer contato com coisas impuras (v.21). Enquanto os sacrifícios pelo pecado eram oferecidos porque um homem não esta limpo, apenas os israelitas limpos tomavam parte na ofertas pacíficas (v.19). O que tocasse na carne da oferta pelo pecado se tornava santo (6:27), ao passo que qualquer impureza conta minava

A oferta pacífica. Nós atentamos para a higiene de nossos alimentos. Tenhamos ainda mais cuidado a fim de que nenhuma poluição espiritual venha interromper a comunhão do qual este sacrifício é um símbolo.

COMENTÁRIOS

7.11-21 Havia três tipos de ofertas pacíficas: 1) As ofertas de ações de graças, que eram feitas para relembrar com gratidão as misericórdias alcançadas; 2) As ofertas votivas, promessas feitas no sentido de trazer uma oferta, se certa aspiração fosse atendida; 3) Oferta voluntárias, que se distinguiam das votivas por não haver uma promessa anterior, e das ações de graça, por não se referirem a alguma bênção específica alcançada; o primeiro tipo devia ser comido pelo ofertante e pelos seus amigos no mesmo dia no qual foi oferecido, mas os outros dois tipos não tinham o mesmo grau de santidade, e podiam ser comidos até no dia seguinte.

7.12 Obreias. Heb rãqiq, um bolo de forma, feito de uma camada fina, 2.4; 8.26;Ex 29. 2,23; Nm 6.15.19. Bolos, Heb hallah, pães que se perfuravam em cima, na hora de assar. A palavra vem da raiz hãlal, “furar”. O seu peso era de 3,5 Kg (duas dízimas de uma efa,

13

Nenhum comentário: