sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG.40

20.22,23 O fato de os cananeus terem sido punidos pelos vários pecados, até o ponto de extermínio, revela claramente que as Leis de Deus não eram apenas um código particular para Israel, mas que tinha sido gradas até nas consciências dos próprios pagãos, Rm 1.18-27.

N.C.da Bíblia: “Os vers. 22-26 lembram aos israelitas que as monstruosidades acima descritas, eram cometidas pelo povo, cuja terra iriam possui, terra essa que “vomitaria” os seus habitantes (cfr. 18: 25), e que outro tanto faria aos israelitas, se as praticassem também (cfr.18:28). Mas essa terra estava-lhes reservadas como herança (24), e o povo de Deus devia ser separado dos cananeus por meio daquelas purificações e leis da dieta, que descreve o cap. 11. visto que o comer e o beber faziam parte integrante da vida quotidiana do povo, e fazendo dos vers. 22-26 uma espécie de conclusão ao grande corpo das leis, tanto cerimoniais como morais, que o povo devia observar, é de admitir uma certa conexão com o cap. 11. Para serdes Meus (26) - eis um breve resumo do objetivo de toda a Lei. Se quer pertencer ao Senhor, o povo tem de cumprir rigorosamente a Sua Lei.

O vers. 27 é uma aplicação do vers. 6, com insistência no gênero de m,orte a segs. Voltando assim ao mesmo assunto, frisa-se a hediondez do pecado (cfr. Deut. 18:9-14) que implica idolatria, e Israel tem de banir a todo o custo o culto dos deuses pagãos.”

Texto áureo: Vede, irmãos, que nuca haja em qualquer de vós um corações mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.

(hebreus 3:12).

Leia Levítico 21: 1-24.

Assim como antigamente o simples fato de pertencer à família de Arão conferia a seus membros o título de sacerdote, hoje todos os redimidos d senhor são constituídos adoradores. Quando, porém, se tratava de exercer o seu serviço, havia circunstâncias em que o sacerdote estava desqualificado. O contato com os mortos, o casamento fora dos padrões de Deus, um incurável defeito físico privariam um filho de Arão de suas santas funções. Ele estava autorizado a comer do pão de Deus, tal como seus irmãos (v.22) mas não experimentaria a alegria de servi-Lo. Infelizmente, muitos cristãos estão nesse condição! Os que estão cegos, no sentido de 2 Pedro 1: 9, ou mancos, como em Hebreus 12: 13, ainda que mantenham o título e privilégios como filhos de Deus, não podem executar como deveriam o serviço de adoradores. E isso é uma grande perda não somente para eles, mas acima de tudo para o Senhor.

Embora nosso Sumo Sacerdote suporte graciosamente os defeitos e fraquezas de Seu povo (cap. 21 confirmado por Hebreus 4:15), por outro lado, Ele não pode ter alguma associação com luto o que, segundo o capítulo 22, for evidência de um pecado manifesto: como a lepra ou o fluxo (v. 4)\. Uma mancha presente na vida do crente rouba-lhe o desfrute das “coisas santas”.

COMENTÁRIOS

21.1 A morte, sendo um resultado do pecado, o contato com os mortos tornava o sacerdote ritualmente imundo.. Entre as pessoas para as quais tinha licença de se contami

40

Nenhum comentário: