sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 3

2.13 Sal. Significava um pacto incorrupto, que não se podia violar.

2.14 Espigas verdes. Colhidas no campo antes de amadurecer; até hoje se tostam ao fogo, para depois. Para depois retirar os grãos.

________________________________________________________________________

Texto áureo: A nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo

(1 João 1.3).

Leia Levítico 3:1-17

O sacrifício pacífico representa ainda a mesma obra de Cristo. Mas, desta vez, é vista sob o aspecto da comunhão, alegria e paz que produz. O Senhor Jesus não veio apenas para glorificar o Pai em Sua vida (a oferta de manjares), em Sua morte (o holocausto), e para expiar nossos pecados ( o sacrifício do capítulo 4). Ele também veio nos introduzir em um novo relacionamento de comunhão com Deus. Nosso querido Salvador não Se contentou em nos livrar do julgamento eterno. Ele queria nos fazer felizes agora e para sempre. Como nos outros sacrifícios, a gordura é reservada para Deus e queimada sobre o altar. É o símbolo da energia interior, da vontade que o coração governa. No Senhor Jesus essa energia foi inteiramente consagrada a Deus. A energia dEle era sempre para fazer aquilo que agradava a Seu Pai (João 6:33; 8:29). Tal sacrifício somente poderia ser um aroma infinitamente agradável ao Senhor (vv. 5,16). Que privilégio para aqueles entre nós que conhecem ao Senhor Jesus, termos o mesmo “alimento” que o Pai (vv. 11,16), sermos convidados à Sua mesa para compartilhar de sua alegria e pensamentos sobre Seu amado filho! “Ora, a nossa comunhão”, diz o apóstolo João, “é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo” (1 João 1:3).

COMENTÁRIOS

3.1 Ofertas pacíficas. Heb shekem, da raiz traduzida “paz”, “saúde” e “inteiro”. Falavam de inteira dedicação da parte do ofertante, e da paz com Deus a quem As oferecem. As gorduras, somente, eram queimadas, e as carnes eram consumidas pelos sacerdotes e pelo povo, numa ceia de aliança solene, à qual os pobres eram convidados ( Dt 12.18), que prenunciava a paz que seria trazida aos homens pela obra de Cristo (Cl 1.10), e comemorada na Ceia do Senhor (1 Co 10.16).

3.9 Pacífico. A palavra também significa saúde e prosperidade, alguma coisa inteira e íntegra (2Cr 16.9n). Caudas. As ovelhas da Palestina possuem caudas grandes e gordurosas, que são consideradas uma grande delícia no Oriente. Nota geral sobre o sacrifício: quando os sacrifícios eram oferecidos em conjunto, apareciam na seguinte ordem: 1) Oferta pelo pecado, que ensinava a necessidade da propiciação e da expiação, as quais são simbolicamente efetuadas por esse tipo de sacrifício. 2) A oferta queimada e o holocausto, que representavam a entrega da vontade do homem à vontade de Deus. 3) A oferta de cereais era um oferta de homenagem, declarando a leal submissão do ofertante. 4) A oferta pacífica simbolizava a alegria festiva que invade a alma daqueles que estão em comunhão com Deus.


3

2 comentários:

Ronaldo G. Pereira disse...

Boa noite!!!!

Descobri este blog e gostei muito da explanação sobre o livro de levítico.

Deus o abençõe....

maria disse...

A paz do senhor.gostei da explicaçaõ sobre as ofertas pacificas