sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO LIVRO DE LEVÍTIOC0 PAG.54

Lhe pedirá.

(Lucas 12:47-48).

Leia Levítico 26: 34-46.

Os direitos de Deus serão reconhecidos de uma maneira ou de outra. Se a nação não observar o sábado dos anos prescrito no capítulo 25, o Senhor irá lhes obrigar a fazer isso, arrancando-os à força da terra que é dEle. Por assim dizer, Israel não cumprirá as condições de arrependimento impostas pelo Proprietário das terras. E essa será uma das razões para o cativeiro da Babilônia (leia 2 Crônicas 36: 20-21).

As conseqüências do pecado de Israel de fato serão terríveis. Deus é mais severo com seu povo do que é com as outras nações. A responsabilidade deles certamente é muito maior. Os oráculos divinos lhes foram confiados. Eles estão em um relacionamento com o verdadeiro deus cujo n ome, através deles, é blasfemado entre os gentios (Romanos 3:2; 2:24). Mas se deus tem sido mais exigente com Israel do que som as nações pagãs, você não acha que Ele teria de ser ainda mais com aqueles que, como nós, têm Sua Palavra nas mãos, ou que foram criados por pais cristãos? “Àquele a quem o muito foi dado, muito lhe será exigido” (Lucas 12:48).

Observe também que a confissão dos pecados (v.40) e a aceitação da punição (v. 43) eram as condições para a restauração.

COMENTARIOS

26.34 O cumprimento destas palavras se no cativeiro babilônico. Do rei Saul ao cativeiro foram aproximadamente 490 anos; um período durante p qual 70 anos sabáticos tinham sido negligenciados pelos hebreus. Sendo que o cativeiro durou 70 anos, a terra recebeu o repouso prescrito pela Lei de Deus.

26.39 no período dos juízes, as punições divinas vieram sobre os hebreus. Nas épocas de punição o povo se arrependia, sendo então perdoado e libertado; então a geração seguinte abandonava ao Senhor.

26. 40-46 A aliança com Abraão não devia ser anulada pela futura desobediência de Israel, mas continuaria a existir dentro das condições que a governavam. Se em qualquer momento Israel se arrependesse dos seus pecados, voltando-se para Jeová, então a terra seria devolvida àquela nação. Assim aconteceu depois da queda da Babilônia em 539 a.C., quando o restante do povo recebeu licença de voltar à Palestina sob a direção de Zorobabel.

26. 41 Coração incircunciso. Um coração não purificado, não dedicado a Deus, endurecido e impassível à vontade divina. Tomarem eles por bem. A expressão que ocorre também no v.43, e nos vv 34 e 43, se traduz “folgará”. Vem do verbo hebraico rãçâh, que significa “desejar”, “ter prazer”, Pv 31.13n. O castigo seria para o bem porque produziria o resultado almejado: o verdadeiro arrependimento e a conseqüente volta às bênçãos de Jeová, com que Ele tão ansiosamente desejava agraciar a Israel. * N. Hom. Esperança para Israel (vv 40-46). Se confessarem: 1) Os seus próprios pecados, 40; 2) As iniqüidades dos seus pais, 40; Dn 9.3-19, entendendo: a) que tinha provocado ficar Deus contra eles, 41; b) que Deus esperava de Israel aceitasse bem os Seus castigos, 41. Então Deus sés lembraria: 1) Da Sua Aliança com os patriarcas, 42; 2) Da sua promessa para com Israel, ainda

54

Nenhum comentário: