sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 15

se podia comer ou beber. Esta proibição se refere somente ao uso do sangue como alimento, e não de ser considerada uma lei contra a transfusão do sangue, o que é uma operação médica paras a salvar vidas. Se queremos atribuir-lhe algum sentido espiritual, seria apenas o de ilustrar a santidade do sangue de Cristo, derramado em nosso favor para que tenhamos a plenitude da vida mediante Seu sacrifício supremo;.

7.30 Oferta movida. Em primeiro lugar, o sacrifício era “movido”, ou abanado na direção do altar de bronze, simbolizando assim que estava sendo oferecido ao Senhor, e depois era movido em direção contrária para indicar que estava sendo devolvido aos sacerdotes para os alimentar pelos seus serviços. Depois disto, a gordura da oferta pacífica era queimada como oferta ao Senhor; a coxa direita ou a espádua com o peito eram comido pelos sacerdotes, e o que restava era comido pelos fiéis, Ex. 29.26n.

Texto áureo: Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feitos mais sublime do que os céus (Hebreus 7:21).

Leia Levítico 8:1-12.

Temos estudado nos primeiros sete capítulos o tema das ofertas, e agora passaremos ao assunto do sacerdócio. Se o pecador necessita de um sacrifício, o crente também necessita de um sacerdote para exercer a obra que lhe foi confiada. Agora, em Cristo, temos tanto um quanto o outro. Ele se também Aquele que exerce as funções de Sumo Sacerdote para nos manter nesse relacionamento. Era preciso que Ele se tornasse o Sacrifício antes de se tornar o Sacerdote

Vemos no capítulo 29 de Êxodo as instruções dadas pelo Senhor a Moisés quan to á consagração de Arão e seus filhos. O momento para tal cerimônia ser realizada é chegado. Toda a assembléia de Israel esta reunida à entrada do tabernáculo para presenciar e observar Arão ser vestido com roupas de glória e beleza. Quão mais esplendorosa é a visão que a epístola aos Hebreus, às vezes chamada de “epistola dos céus abertos”, apresenta com relação à nossa . Ela nos convida a consideraratentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus”, vestido com todos os gloriosos atributos de Seu sacerdócio (3:1)

COMENTÁRIOS

8.1-36 a CONSAGRAÇÃO DOS ACERDOTES. Nenhum homem era, por si mesmo, digno de se aproximar de Deus, e daí a necessidade de sacerdócio mediador. Esse sacerdócio era um dom de Deus (Nm 18.7), que o próprio Deus escolhia e vocacionava os sacerdotes, 8.4,5; Hb5.4. O sacerdote era um tipo de Cristo, nosso único e verdadeiro Mediador, Hb 8.1;1 Tm 2.5. Os quatro passos para a consagração eram: 1) A lavagem, 8.6, símbolo da purificação e do novo nascimento, Tt 3.5; 2) O revestimento com as vestes sacerdotais, 8.7; 3) A unção, 10-12, indicando a santificação e prenunciando a união do Espírito Santo. At 1-4-5,8; 4) As várias ofertas 14-29.

8.2 Arão e seus filhos. Cf Ex 29. Esta foi a cerimônia da consagração, que depois passou a ser usada para todos os sacerdotes. Notemos que havia uma distinção implícita entre os

15

Nenhum comentário: