sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 21

e não da pureza ética. As leis contra a imundície enfatizavam a santidade de Deus.

11.5-6 Esta lista deve ser considerada como um guia simples e prático para o povo distinguir os alimentos puros dos impuros; definições científicas quase não entram em pauta. O arganaz, heb shalan, latim hyrax syriacus, vivia nas covas e nas fendas das rochas (Sl 104.18), sendo tímido e indefeso (Pv 30.26). Os árabes os comem, mas não os oferecem aos hóspedes. A lebre, heb ‘arnebheth era um animal pouco conhecido por ser silvestre, diferente do coelho que era domestico.

11.13-19 Os pássaros que eram considerados imundos, normalmente têm carne fétida, por se alimentarem de cadáveres em decomposição; nem sempre se sabe definir os nomes hebraicos dos pássaros, e o atual governo de Israel está se empenhando em verificar até que ponto o canto, os hábitos ou à aparência das fauna alada daquela Republica dão uma pista para identificar aqueles nomes que lhes foram colocados há tantos milhares de anos. O quebrantosso (13) é um abutre que deixa cair os ossos das suas vítimas contra os rochedos para lhes extrair o tutano. O corvo (15) inclui, dentre a sua espécie, a gralha (18), mas o corvo marinho (17) é o cormorão

, que pertence à espécie de pelicano (18). A gaivota (16). O avestruz (16) já não se acha mais em Israel. A poupa (19) tem um penacho de plumas vermelhas. Vê-se que não há, nestes versículos, uma tentativa de oferecer uma lista cientificamente classificada.

11.22 Locusta. A locusta aqui mencionada até hoje se vende nos mercados árabes, seja por medida, seja em molhos amarrados com linhas; conserva-se em sacos para a alimentação no inverno. É assada, ou cozida por fervura branda em manteiga, para depois ser comida com sal. Especiarias e vinagre. Rejeitam-se a cabeça e as asas. A locusta pode ser dessecada, moída, e transformada em bolo. Os povos daquela região tinham bons tipos de locusta que lhes estragavam os plantios, tornando-se em desgraça nacional como a que se descreve em Jl 1.4-20. Séculos mais tarde, os rabinos definiram 80 tipos, mas a narrativa bíblica emprega 9 termos hebraicos para locusta, os quais os cientistas modernos estão tentando definir, achando que pode se tratar de várias épocas diferentes no crescimento da locusta. A tradução portuguesa menciona: locusta, grilo, gafanhoto migrador, gafanhoto devorador, gafanhoto cortados, gafanhoto destruidor.

11.27 Completamente sem casco, como o gato o cachorro, etc.

Texto áureo: Conservai a vós mesmos na caridade de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna (Judas 1:21).

Leia Levítico 11: 29-47.

Observando répteis e animais que “rastejam” sobre a terra, reconhecemos certos aspectos e perigos morais com os quais devemos ter cuidado. A doninha e o rato danificam plantas jovens, destruindo as raízes; as diferentes espécies de lagartos talvez sugiram as inúmeras maneiras que as pessoas ostentam para chamar a atenção para si mesmas; o camaleão sugere aqueles que sempre assumem o estilo de vida do ambiente em que vivem: cristão entre cristão, pessoas mundanas na companhia de pessoas do mundo.

21

Nenhum comentário: