sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG.9

Leia Levítico 5:1-13)

Os versículos 1 a 4 nos dão vários exemplos de faltas que têm de se expiadas mediante sacrifícios. São ações cuja seriedade talvez nem perceberíamos se a Palavra, a divina pedra de toque de nossa consciência, não as condenasse: encobrir evidências, ter contato rápido com algo que é impuro, proferir palavras impensadas. Alguém pode ser culpado de se manter em silêncio (v.1) ou, pelo contrário, de falar demais (v4). Em todos esses casos, a confissão era exigida (v.5), seguida de sacrifício (.6). Este ainda é o caminho que 1 João 1:9 impõe ao crente que peca, com a diferença de que o sacrifício não precisa ser oferecido uma segunda vez. O sangue de Jesus Cristo já foi derramado por nós diante de Deus, portanto agora somente a confissão é necessária; Deus é “fel e justo para nos perdoar de toda injustiça”. Os versículos 7 e 13 tratam da diferença nos recursos dos que traziam suas ofertas. Um oferecia uma cordeira, outro oferecia dois pombinhos e um terceiro apenas uma porção de farinha. Nem todos são capazes de apreciar a extensão da obra de Cristo com a mesma profundidade. Mas o que importa é o verdadeiro valor que tal obra tem para Deus.

COMENTÁRIOS

CONTINUEMOS COM O PASTOR ANTONIO NEVES DE MESQUITA DE SAUDOSA MEMÓRIA, GRANDE MESTRE, PASTOR E AMIGO DE SUAS OVELHAS.

SACRIFÍCIO DE TRANSGRESSÃO OU REPARAÇÃO ( Levítico . 5:1-19 e 6:1-7)

No capítulo anterior, Moisés, a mando de Jeová, estabeleceu as bases do sacrifício pelo pecado contra Deus, quer fosse praticado pelo sacerdote, pelo príncipe, pela congregação ou pelo indivíduo. Neste capítulo continuando o doutrinamento da congregação israelita, aparece nova modalidade de pecado e sua conseqüente forma de expiação. Podemos chamá-lo de pecado de conduta ou relação entre os indivíduos, portanto, de ofensas pessoais, com o seu inevitável reflexo religioso, e, da mesma forma, contra Deus, pois que todo pecado ou falta é, em última análise, ofensa contra a divindade.

O vocábulo transgressão, no hebraico, significa “passar além dos limites, transgredir um preceito, pular uma cerca” etc. É o transpasse contra preceitos estabelecidos, sejam de ordem divina ou humana; é a falta do cumprimento exato de nossos deveres e a relação sociais; é a anarquia estabelecida entre os homens, com o desrespeito aos haveres materiais dos indivíduos, ao nome à honra; é a usura ou roubo legalizado; é, enfim, toda essa corte de delitos, nem sempre previstos nas leis ordinárias dos povos civilizados. Daí, não somente o reconhecimento de tais deveres de respeito, como a compensação, em caso de falta.

Nossas responsabilidades são duplas, em qualquer caso: de um lado, Deus, Santo e Cristo, requerendo de suas criaturas racionais a devida compostura em todas as modalidades da vida; do outro, o nosso semelhante, igual a nós irmão de raça, a quem devemos o respeito que exigimos para nós. Em tudo devemos viver de face virada para Deus e para o próximo. Como, porém, a natureza humana está corrompida e de modo tal que é difícil encontrar ações lisas e honestas, nessa babilônia de relações. Humanas, sem

ofensa para Deus ou para o próximo, Deus ensinou se povo a fazer reparo da falta cometi-

8

Nenhum comentário: