sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 17

fundo sentimento de que o Senhor tem pleno direito sobre nosso coração e é digno de total devoção.

COMEDNTÁRIOS

8.22 Consagração. Heb. millu´im, que quer dizer “preenchimentos”, ou “ações de encher”, parcialmente porque “encher as mãos” era o termo técnico para designar a investidura dum cargo importante, e, parcialmente, para geminar a palavra “pacífico”, que também tinha o sentido de ser completo, pleno, próspero e saudável, Ef 3.9. Na antiga tradução dos 70 foi chamado “o cordeiro da perfeição”, já que completou a consagração a Deus. Compare com “aperfeiçoasse”, em Hb 2.10.

8.23 O sangue derramado sobre a orelha, o polegar da mão direita e o polegar do pé direito do sacerdote simbolizavam sua consagração completa para ouvir, ensinar e observar a Palavra de Deus.

8.26 Pães... bolo. Foram trazidos, num cesto, vários tipos de pães (7.12, vd também 7.12n) que tinha sido preparados para a consagração dos sacerdotes, sob a direção espiritual de Moisés (cf. v. 2).

8.30 Óleo...sangue. Os sacerdotes da Antiga Aliança eram ungidos com óleo e com sangue, representando respectivamente duas bênçãos que haveriam de ser derramadas sobre o povo de Deus com a vinda de Cristo:> a unção do Espírito Santo e o sacrifício expiatório, que não dependem de cerimoniais físicas, mas são o fruto da obra de Cristo naqueles que O aceitam e que, por isso mesmo, são considerados um sacerdócio real de Cristo. Estes possuem as realidades espirituais que, no Antigo Testamento, são apenas promessas.

8.35 A obra Sagrada dos sacerdotes requeria um preparo feito com disciplina e dedicação; havia condições para se alojarem dentro do Tabernáculo para servirem melhor, 1 Sm 3.1-9. Os primeiros dez capítulos deste Livro nos ajudam a entender esta obra que consiste em: 1) Expiação caps. 1-7; e 2) Meditação, caps 8-10. Primeiro o sacrifício, depois o sacerdócio propriamente dito. O sacerdócio não é para servir a pecadores, mas a santos, isto é, a gente convertida. Não á para o mundo que Jesus Cristo é sacerdote, mas somente para a Igreja, Jo 17.9,19. Assim, percebemos que o homem pode se aproximar de Deus pelo caminho da expiação pode se apropriar de Deus pelo caminho da expiação e da meditação, e que Jesus é a plenitude deste Caminho, sendo o Sacrifício e o Sacerdote, Hb 9.11-12.

Texto áureo: Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus (Hebreus 7:26).

Leia Levítico 9: 1-24.

A epistola aos Hebreus nos mostra o sumo Sacerdotesanto, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores...” (7.26). Que contrasta com Arão, “tomado dentre os homens mencionado na mesma epístola como alguém que necessita oferecer sacrifícios pelo pecado não somente pelo povo, mas por si mesmo (Hebreus 5:1-3). Isso é o que veremos Arão fazendo aqui. Antes de ser capaz de se ocupar com os pecados do povo A-

17

Nenhum comentário: