sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 53

mos, Sua vos se torna mais e mais urgente. Provérbios 29:1 nos avisa: “”O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem, que haja cura. Que aprendamos a reconhecer imediatamente a voz do Senhor e não recusar Sua correção ( Salmo 141: 5). Porque Ele nos ama, Ele jamais nos castigará além do necessário para que a lição seja aprendida. Porque Ele é fiel, Ele persistirá até o fim para assegurar que essa paciente obra trará nossos pensamentos e coração de volta a Ele.

COMENTÁRIOS

16.14,25 O povo fora prevenido contra cinco pecados: 1) De n ao escutar a Jeová; 2) De não cumprir Seus mandamentos; 3) De rejeitar os estatutos de Jeová; 4) De aborrecer aos juízos de Jeová; 5) De violar a aliança com Deus.

26.16 Esta ameaça se tornou uma realidade em várias ocasiões, Jz 6.4; 1 Sm 12.19.

26.18 O propósito em disciplinar a nação era para levá-la a se arrepender dos seus maus caminhos e voltar paras seguir ao Senhor. O desejo de Jeová era perdoar e abençoar, mas isto dependia de Israel se arrepender do mal, para seguir e obedecer ao Senhor.

26.19,26 Ambos os versículos falam de uma seca extremamente severa que resultaria em fome nacional. A nação, orgulhosa, precisava ser humilhada várias vezes, e de varias maneiras.

26.25 Aliança. Para haver uma aliança, mais de uma pessoa é envolvida. Nessa aliança, Jeová e Israel tinham feito votos de fidelidade e de lealdade, um para com o outro.

26.26 Pão. Usualmente a palavrapão” referia-se a qualquer alimento, mas aqui se refere especialmente à farinha de trigo cozida no forno. A expressãoquebrar o cajado do pão” significava retirar o esteio, suporte ou arrimo, que era o pão de cada dia, cancelar o sustento e reduzir à pobreza grave, à penúria. Entregarão por peso. Descreve uma escassez que determinaria o racionamento, Jr 14.18; Ez 5.12.

26.29 Isto aconteceu no cerco de Samaria (2 Rs 6.28), e também no ano de Jerusalém, no

Ano de Jerusalém, no ano 70 d.C., quando o povo estava morrendo de fome. Flávio Josefo nos traz um relatório terrível sobre um soldado que descobriu uma mulher, chamada M<ária, comendo o seu próprio filho, depois de havê-lo assado; cf Dt 28. 53-57; Jr 19.9; Lm 3.30; 4.20; Ez 5.10; Mt 24.19; Lc 23.29.

26.32 Deus aqui apresenta a punição que seria dada ao seu povo por causa da sua persistente desobediência e descuido com a aliança. A admoestação é ampliada em Dt 28.58-67. A punição foi o cativeiro na Babilônia, em 587 a.C.

26.33 Até hoje, o povo judeu está espalhado entre as nações. Tudo isto foi cumprido quando as tribos do norte foram conquistadas e levadas cativas entre os territórios conquistados pelos assírios, e, quanto às tribos do sul, quando os babilônios levavam o povo para o cativeiro em 587 a.C. 2 Rs 17.

Texto áureo: E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites. Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigo. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se confiou, muito mais se

53

Nenhum comentário: