sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DED LEVÍTICO PAG. 36

17.11 Sangue. Como um princípio básico, a Escritura insiste que nenhuma expiação pelo pecado é, possível sem o sacrifício de um vida, da qual o sangue era uma representação visível. Quando se apresentava o sangue, era prova aceitável perante Deus que uma vida havia sido sacrificada. O sangue de Jesus satisfaz as condições que a justiça divina requer para a salvação do homem.

17.15 Quando um animal morria de alguma doença, ou era morto por algum outro animal, era provável que seu sangue não houvesse sido devidamente removido, portanto não podia ser uma comida lícita para o homem. Além disso, a doença que ceifou o animal podia ser ameaça à saúde daqueles que o comessem.

Texto áureo: Andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave

(Efésios 5:2)

Leia Levítico 18:1-30 e 19: 1-19.

As ordenanças contidas nestes capítulos têm em vista a santidade prática do povo do Senhor. Elas incluem misericórdia (v. 10), integridade e verdade (vv. 11,12), justiça (vv. 13-15), benevolência e amor (vv. 16-18), É humilhante entrar as mesmas advertências dirigidas aos cristãos nas epístolas, como Efésios e Colossenses. Isso prova que a velha natureza em um filho de deus não é melhor que em um israelita nos primórdios. “Não fareis segundo as obras da terra do Egito, e que habitastes”; assim começa o capítulo 18, antes de enumerar as corrupções da carne que o Senhor abomina, “Isto, portanto, digo...”, ensina o apóstolo aos Efésios, “que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos... os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza” (Efésios 4: 17-19; compare também os vv.25 e 28 com Levítico 19: 11). “Andai em amor”, conclui o apóstolo (Efésios 5:2) e esta também é a conclusão mostrada no versículo 18: “... amarás o teu próximo como a ti mesmo”. O Senhor Jesus citou esse versículo e o ilustrou perfeitamente com a própria vida. Por essa razão, Tiago o chama de “lei régia” (do Rei) “segundo a Escritura” (Lucas 10: 28-37; Tiago 2:8)!

COMENTÁRIOS

18. 1- 30 Os padrões de pureza na vida familiar que sempre tinham tomado vulto perante os olhos dos israelitas, a saber os do Egito e de Canaã, eram corrompidos; por este motivo, Israel necessitava de um padrão divinamente inspirado, por ser um povo santo, dedicado a Jeová. As leis modernas sobre o casamento, na sua maior parte, seguem as limitações estabelecidas aqui. O casamento entre parentes consangüíneos aumenta a probabilidade de problemas de hereditariedade, especialmente no caso de doenças mentais. A pureza sexual é uma parte integrante da saúde do corpo e da alma.

18. 2 Eu sou o Senhor. A Senhora (Jeová) freqüentemente desperta na mente do Seu povo a memória da sua soberania e da sua Majestade, bem como a da Sua Santidade; nos vv 22-6, esta expressão ocorre quatro vezes. No Monte Sinai, o povo recebeu uma nítida im--

36

Nenhum comentário: