23.24 Trombetas. Essa festa memorial era celebrada no primeiro dia do sétimo mês (tishri). Tocavam-se as trombetas e ofereciam-se sacrifícios, Nm 29. 1-6. Era um dia de santa convocação e descanso, 24-25. Inaugurava o sétimo mês do calendário religioso, tendo assim uma conexão especial com o sábado (Ne 8.9-10) e constava como o início do calendário civil.
23.26-32 Aqui há um resumo da descrição do Dia da Expiação, que agora completava a lista de festas de “descanso solene”, v 3. Cf 16.1-19n. Era esta festa que mais falava sobre a obra sacrificial e sacerdotal d4 Jesus Cristo, Hb 9. 6-28.
23.31 Os motivos para o descanso do trabalho: 1) Relaxamento do corpo; 2) Tempo para prestar culto solene ao Senhor; 3) Tempo para meditação sobre Jeová, nosso Redentor, amigo e soberano, já que não é possível tal concentração mental enquanto se trabalha.
23.33-43 A festa dos tabernáculos. Comemorava a jornada dos israelitas pelo deserto depois da saída do Egito. Exigia-se que os israelitas vivessem por sete dias em cabanas feitas de galhos de árvores. Era também chamada a f\esta das colheitas, uma vez que vinha no fim da sega. O jejum do dia da expiação era, pois, seguido por uma festa de júbilo. A natureza da festa era tríplice: 1) Era uma festa de alegria, v 40; 2) Era uma festa de gratidão pela ceifa que ainda era uma bênção de recente memória, v.39; 3) Era uma festa de recordação de uma bênção antiga e inesquecível, v43.
23.34 Esta primeira descrição da Festa dos Tabernáculos, vv 34-36, nos indica também o primeiro cumprimento do seu significado: é a vinda do Senhor Jesus Cristo para morar entre os homens. Pois Jesus não podia ter nascido em dezembro, que é um mês de neve em Jerusalém, durante o qual nenhum rebanho estaria nos campos (Lc 2.8-11). Que, provavelmente, nasceu na época da Festa dos Tabernáculos, em outubro, pode ser calculado assim: Zacarias exercia seu turno em julho (Lc 1.5,8) por ser do turno de Abias, o oitavo turno do ano eclesiástico que começava em março (1Cr 24.10). foi o mês da concepção de João Batista, Lc 1. 23-242, que nasceu, pois, em abril do ano seguinte. Jesus nasceu seis meses mais tarde, Lc 1.26, portanto em plena Festas dos Tabernáculos.
23.39 Esta segunda descrição da Festa dos Tabernáculos, depois de se ter encerrado o assunto das festas (vv 37-38), aponta para o segundo cumprimento do seu significado: a segunda vinda de Cristo, depois da qual Deus vai habitar entre os homens, fazendo Seu Tabernáculo entre eles, Ap 21. 1-3.
23.43 Comentário Bíblico Moody: Eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas. A guarda desta festa especial não era para fazer o povo se lembrar das privações sofridas durante a peregrinação no deserto. Era, antes, para que se lembrasse da provisão de suas Necessidades feitas por seu Criador e Libertador durante o mais importante período de sua história, o nascimento da nação hebraica como resultado da intervenção direta do Senhor seu Deus.
Texto áureo: O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
(Levítico 6:13).
Leia Levítico 24; 1-23.
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