sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO D LEVÍTICO PAG.18

rão é obrigado a tratar diante de Deus com a questão de seus próprios pecados. Isso é um princípio geral, cuja importância o Senhor nos relembra no “sermão da montanha”. Para ser capaz de tirar o argueiro que está no olho do nosso irmão., é preciso primeiro remover a trave do nosso próprio olho (Mateus 7:3-5).

O final do capítulo nos mostra como, uma vez que a propiciação tenha sido feita e a questão do pecado resolvida, a bênção do Autor da bênção pode vir sobre o povo, a glória de Deus pode se manifestar, e a alegria pode se expressar livremente. Tais são as maravilhosas conseqüências da cruz de Cristo hoje para o povo de Deus. Que Deus nos ensine a apreciá-las e responder da mesma maneira!

COMENTÁRIOS

9.1-24 As três partes essenciais do capítulo são: 1) Os mandamentos, 7 – 7; 2) A execução dos mandamentos, 8.22; 3) A aprovação divina pronunciada sobre aquilo que havia sido feito, 22-24.

9.4 Arão tipificando Jesus Cristo na sua posição de sumo sacerdote, não podia tipificá-lo em matéria de santidade, visto que tinha, em primeiro lugar, que buscar a expiação pelos seus próprios pecados, Hb 5.1-3.

9.11 Simbolizava a expiação completa; completa maldição caía sobre o substituto, e a expiação não era completa até que o sacrifício fosse completo e inteiramente consumido Hb 13.11-13.

9.23 A gloria do senhor na nuvem, e o fogo que dEle procede, (24), era uma confirmação

Pública da aceitação divina do ministério sacerdotal e da eficácia das ofertas. Cf também Ex 40.34; 2Cr 7.1.;

9.24 O fogo tem sido considerado um símbolo sagrado por quase todas as religiões. Como símbolo ilustra muitas verdades bíblicas. O fogo foi empregado por Deus, não somente para oferecer a Sua proteção divina (Nm 9.16) como também para ser instrumento da Sua justa vingança (Dt 4.24; Hb 12.29). e um símbolo do Espírito Santo (Is 4.4; At 2.3). O presente versículo mostra a vinda do fogo com a finalidade de consumir o sacrifício sobre o altar, que todas as ofertas queimadas tinham que ser consumidas pelo fogo, 6.9-12. As Escrituras dão muitas instâncias da aparência sobrenatural do fogo: o arbusto que se queimava, Ex 3.2; a hora da Lei ser dada no monte Sinai, Dt 4.11,36; no monte Carmelo, quando Elias venceu os profetas de Baal, 1Rs 18.38. Em algumas ocasiões o próprio Deus aparecia no fogo, Ex. 3.4-6; 19.18, e no fim dos tempos, Jesus Cristo voltará “em chama de fogo” 1Ts 1.8. O fogo nosidéia de algo que consome; que purifica e que derrete, e decerto, simboliza algo da santidade de Deus. “o nosso Deus é gogo consumidor”, Hb 12.29; Dt 9.3. entre os casos narrados, na Bíblia, de uma destruição pelo fogo, operado por Deus, destacam-se; 1) Sodoma e Gomorra, Gn 19.24; 2) Uma das pragas sobre o Egito, Êx 9.23-24; 3) Uma praga entre os israelitas, Nm 11.1-3; 4) Os 250 participantes Da rebelião de Corá, Nm 16.35; 5) Os 102 soldados que foram prender Elias, 2Rs 12.10-14. As profecias bíblicas sobre uma futura destruição pelo fogo se referem às seguintes: 1) O julgamento ao toque da primeira trombeta. Ap 8.7; 2) O fogo saindo das duas testemunhas, Ap 11.5; 3) A destruição da Babilônia, Ap 18.8; 4) O fogo parta consumir os exércitos de Satanás, Ap 20.9; 5) O fogo para destruir o universo inteiro. 2_e 3.10-13.


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