sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 11

a justiça de Cristo, 1Cor 1.30; Rm 4.3. A restituição que se fizesse, devia ser em espírito de arrependimento, o que é o principal, Sl 51.17. Jesus ensina que o homem deve reconciliar-se com seu irmão antes de trazer sua oferta, Mt 5.24. A sem obras é morta, Tg 2.17.

5.15 Ofensa. Heb má al, “engano”, “infidelidade”, “quebra da Lei”. Aqui se aplica a pecados públicos, danos cujo valor podia ser calculado. É este o pormenor que o destaca do pecado em geral, e que exige um tipo específico de sacrifício com as seguintes formalidades: 1) O sangue derramado que opera a expiação, 6.7; 2) A restituição à pessoa lesada do valor dos danos causados, e mais 20%, 6.5; 3) A confissão do pecado, implícita no ato de trazer uma oferta pela culpa 6.6; 4) A fé implicitamente demonstrada no fato de o crente procurar a expiação que Deus oferece mediante este sacrifício 6.6; 5) o perdão de Deus, a segurança para o pecador que cumpria as condições exigidas, 6.7.

5.16 Oferta pela culpa. Em heb, é uma palavra só: ‘ãshãm, que quer dizer “culpa” no sentido de dados e estragos, e também é o nome técnico do tipo de sacrifício que a culpa requer. Cristo é o único que cumpre completa e satisfatoriamente tudo aquilo que é previsto nesta oferta, imputando-nos sua justiça, cf 2 Co 5.21, onde a palavra “pecado” tem exatamente o sentido de ‘ãshãm. A profecia de Isaías usa a mesma palavra para a obra de Cristo, Is 53.10. O sacrilégio é aquele que só pode ser transformado pela obra de Cristo, Rm 3.12,26.

6. 1,2 Com comentário do Pr. Antônio Neves de Mesquita, no livro Estudo no Livro de Levítico pg. 78, 79 É notável como Deus quis salvar o povo da ganância de homens sem entranhas! Mas curioso é notar ainda que este mesmo povo a quem tão sublimados ensinos foram primeiramente revelados se tornasse o símbolo da usura e da ganância! Judeu hoje significa avareza e ganância, e se não são somente os judeus que merecem as honras de usurários e gananciosos, não há duvida que eles se têm destacado de modo notável neste sentido (e noutros), talvez porque o dinheiro lhes tem vindo à mão em tanta liberalidade, a ponto de se terem constituído o tesouro do mundo. O pior de tudo é que por causa do dinheiro se pratiquem tantas vilezas e misérias entre todos os povos. Deus quis evitar esses males, de que mais tarde falou Paulo, acoimando o dinheiro de causa de todos os males.

Deus não contrário ao dinheiro nem ao seu lícito emprego, tal como empréstimo ou qualquer outro uso. É contra o seu mau uso. Demais, quem não sabe a que percalço está exposto um homem necessitado? A necessidade é uma megera infame que lhe cai debaixo dos guantes, (luva de ferro da armadura antiga; manopla) expõe-se a muitas coisas perigosas. Aceita qualquer termo, conquanto que tenha a importância que lhe faz tanta falta.


Texto áureo: Mas este [Jesus], havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus (Hebreus 10;12).

Leia Levítico 6:8-30.

Observamos o paralelo queentre as quatro ofertas principais e os aspectos sob os quais os quatro evangelistas apresentaram as obras de Cristo. Em, João, o Senhor

11

Nenhum comentário: