sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTOCO PAG.56

Texto áureo: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade

(2 Timóteo 2:15).

Leia Levítico 27: 16-34.

Deixemos que o Senhor estime e avalie o que os outros fazem! Mas também não nos preocupemos por alcançar a aprovação dos que nos rodeiam. Não esperemos que os homens nos atribuam mais do que ao nosso Senhor, ao qual avaliaram por apenas trinta moedas de prata (Zacarias 11: 11-12). Ao invés disso, convém, que nos esforcemos por nos apresentar aprovados diante de Deus (2 Timóteo 2:15).

No livro de Levítico, analisamos o sacerdote e sua função, e agora chegamos ao fim do nosso livro - cujo estudo é às vezes árduo, mas nos permite voltar nossa atenção a Jesus, nosso Sumo Sacerdote” E somos capazes de reconhecer Seu envolvimento em cada área da vida de seu povo. Para nossa salvação, Ele entrou no santo lugar pelo Seu próprio sangue, obtendo para nós eterna redenção. Para nosso andar diário, Ele nos mantêm livres de toda impureza. E, finalmente, para o serviço, Ele é, neste capítulo, Aquele que avalia tudo de acordo com o seu valor genuíno! Infelizmente, existem cristãos que estão prontos para receber a salvação, mas depois disso preferem que o Senhor não Se envolva com as questões deles. Para estes, talvez seja necessário passar por experiências tristes, como lemos no capítulo 26, até que as afeições deles despertem. Que O Senhor nos a completa confiança em sua Pessoa e em Sua Obra!.

COMENTÁRIOS

27.16 Semente necessária. Aqui vemos a origem da idéia do alqueire, que é uma medida de semente. Hoje, avaliamos o terreno como alqueires vinculados a medidas métricas, o que é injusto, pois algumas áreas de pântano, rochas ou florestas, são impróprias para semente, e desvalorizadas. O valor real da terra é a ceifa que produz.

27.22 Dedicar. O verbo em hebraico é hiqdish, “causar a ser gadosh, ou santo”. Não é exatamentesantificar” no sentido ético-religioso: é “separar para o serviço de Jeová” (que é uma parte integrante de ser santo). Esse campo não era livre para ser dado à obra de Deus, que haveria de voltar para a família que o herdou; era apenas emprestado.

27.26 O que havia sido divinamente decretado e que pertencia ao Senhor, não podia ser votado a Ele. Seria um contra-senso oferecer em voto ao Senhor aquilo que Lhe pertencia.

27.28 Dedicar irremissivelmente. Esta expressão é uma maneira de traduzir uma palavra mais forte do que dedicar. Em hebraico é hãram, que é reservar irrevogavelmente para alguma finalidade. Se é reservada para a destruição, “amaldiçoa” seria uma interpretação. A idéia básica da palavra ser resgatadas porque haviam sido consagradas ao Senhor e retiradas do uso ou proveito próprio do homem.

27.30 O dízimo é uma oferta que proclama que todas as coisas pertencem ao Senhor. Indica que somos gratos a Deus por sua graça, e que nossa dedicação a Ele é total. No Novo Testamento somos admoestados ainda a dar em proporção ao que Deus nos fizer prosperar (1Co 16.1-2; 2 Co 8.7-15; isto porém não significa dízimo, mas oferta, com refe-

56

Nenhum comentário: