sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 31

homem, quer na mulher (14 e segs.; 29 e segs.; cfr. 5:7-10). Em qualquer dos casos, todavia, o sacerdote fará expiação por meio de sacrifícios. E seja qual for a natureza da impureza, todo aquele que contactasse com pessoas ou coisas impuras purificar-se-ia por meio de banhos, lavando ao mesmo tempo os vestidos, mas seria “imundoapenas até à tarde (22).

A Lei de Moisés refere-se, ainda a um certo número de doenças, não mencionadas aqui (cfr. 26:16 e segs.; Deuteronômio 28:22 e segs.), talvez por não querer relacioná-las com a impureza. Quanto a outras deformações físicas cfr. 21:16 e segs.; Dt. 23:1. As palavras assim separares” (31) supõe-se dizerem respeito às impurezas mencionadas no cap. 32 e segs. Mas podem apropriadamente aplicar-se a todas as impurezas a que fazem alusão os caps.11 e 15.


Texto áureo: Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne...

(Hebreus 10:20).

Leia Levítico 16:1-14.

Messe ponto, Arão recebeu instruções para uma ocasião especial, o grande Dia da Expiação (ver 23:27). É a esse evento que Hebreus 9 se refere (vv7,12,25). Uma vez por ano, após ter oferecido sacrifício por si mesmo, o sumo sacerdote oferecia outro sacrifício por todos os pecados do povo cometidos durante o ano. Então ele trazia o sangue daquele sacrifício parta dentro do véu, e o aspergia sobre o propiciatório. “Porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida” (17:11). As reivindicações do trono de Deus eram satisfeitas, e Ele podia olhar com generosidade para Seu povo. Não que p sangue de um bode tivesse o poder de limpar um de todos os pecados que o povo cometera durante um ano inteiro, mas ele falava a Deus antecipadamente do sangue precioso de Seu Cordeiro.

Ao contrário do que poderíamos pensar, não era com v estes de glória e beleza que Arão se apresentava diante do senhor. Ele se despia de toda a glória na presença da glória de deus, e somente poderia estar ali vestido de linho fino, símbolo da justiça ´rática (v.4; Apocalipse 19:8).

O suave odor do incenso acompanhava Arão dentro do véu; da mesma maneira, Cristo entrou no Santo dos Santos, oferecendo a Deus o aroma dos Santos, oferecendo a Deus o aroma suave de todas assuas excelentes glórias.

COMENTÁRIOS

16. 1-34 Este capítulo é o clímax da primeira seção do Livro de 16 capítulos que apresentam o caminho de acesso a Deus, do qual este ritual é o mais solene e eficaz, realizado um vez ao ano, pelo qual o sumo sacerdote entrava no santuário para fazer expiação pelo povo.

16.6 Expiação. Heb kipper, “encobrir”. Um sacrifício expiatório cobre a transgressão, para nunca ser considerada e, portanto, punida. Este foi feito por Cristo de maneira eficaz, quando sacrificou em prol dos pecadores a Sua própria vida imaculada, de perfeita obedi-

31

Nenhum comentário: