sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 26

avançado, o homem deveria ser declarado imundo, quer houvesse nela pelos amarelos, quer não. C.B.Moody

13.38. Manchas lustrosas. Se a pele (bohap) apresentasse uma inflamação com manhas brancas opacas, a imundície não estava envolvida. C.B.Moody

13.40 Quando os cabelos...caírem. A queda de cabelos propriamente dita não implicava em imundície. Se, contudo, a condição fosse acompanhada de inflamação, a pessoa deveria ser declarada leprosa. C.B.Moody.

Texto áureo: Salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne

(Judas 1:23).

Leia Levítico 13:45-59.

Terrível era a condição dos leprosos em Israel:postos para fora do acampamento sem esperança de retorno, separados do próprio povo, obrigados a proclamar a miserável condição: “ Imundo! Imundo!”. Excluídos da congregação; essa é uma figura do que éramos, povos da nações, “separados da comunidade de Israel... não tendo esperança”. Mas, agora”, diz o apóstolo, “fostes aproximados pelo sangue dse Cristo” (Efésios 2:12-13).

Isso nos leva à obra de purificação descrita no capítulo 14. Os evangelhos nos mostram diversos desses pobres leprosos implorando a misericórdia do Mestre. E Ele,cheio de compaixão, colocava Suas mãos sobre eles para purificá-los sem ser contaminado por tal contato, Ele não apenas era capaz, mas em Seu amor, desejava limpá-los perfeitamente (Mateus 8:1-3; ver também Lucas 17:11). Da mesma maneira, hoje esse querido salvador pode e deseja purificar de todos os pecados àquele que se confessa impuro.

Lepra nas vestes (vv. 47-59) representa o mal que pode se infiltrar em nossos hábitos e testemunho. Que o Senhor possa nos dar vigilância a fim de confessar e coragem partaqueimar” o mal, ou, em outras palavras, para julgar o mal assim que aparecer.

COMENTÁRIOS

13.45,46 Se fosse realmente leproso, o homem deveria aparecer como quem está de luto, e recluir-se em que, Jô 2.7-8. Era considerado “imundopelo fato de sua doença poder ser transmitida a outros, e era também ritualmente imundo, o que quer dizer mesmo depois da cura podia ser considerado “limpodepois de ter sido ritualmente purificado (14.1-32). Com o desenvolvimento posterior das sinagogas, foram admitidos ao culto num lugar à parte. Entravam no local do culto antes dos demais adoradores, e saíam depois que a congregação deixava o recinto. Esta doença pode serem encarada como símbolo do pecado nos seguintes pontos: 1) Era contagiosa, assim como o pecado de Adão passou a todos os homens, Rm 5.12; 2) Era progressiva: os pecados e os hábitos depravados tendem a aumentar, dominando suas vítimas; 3) Era motivo de isolamento, assim como o pecado causa separação de Deus (Is 59.1-2), e separa os vários membros do povo de Deus (2Co 6.7); 4) Causa angústia, tormento e até a morte, Rm 6.23. Veja a N. Hom. Em 13.24-28.

26

Nenhum comentário: