sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG.47

Como temos visto, durante o ano havia ocasiões em que os filhos de Israel se reuniam para festas. Deles era exigido apenas que se apresentassem de tempos em tempos. Por outro, o serviço a favor deles jamais cessava. As lâmpadas eram mantidas acesas continuamente (v3). Quão bom é compreender que, mesmo quando estamos muito ocupados com as questões da vida diária para pensar no céu, mesmo quando nossa comunhão é interrompida, a luz de Cristo, o divino Candeeiro, jamais para de brilhar com toda a sua intensidade. E sobre op que ela brilha? Sobre os doze pães dispostos na mesa, que representam o povo de Deus em sua totalidade, reunidos em perfeita ordem no santuário.

O episodio do blasfemador e seu castigo nos ensina que, apesar dessa posição privilegiada, a apostasia surgirá entre o povo e trará uma pinicão terrível. O “nome sobre todo nome” foi blasfemado quando o Filho de Deus que veio a este mundo foi insultado, rejeitado e crucificado. E será novamente no futuro quando o “homem da iniqüidade” o anticristo, irá opor-se e exaltar-se contra tudo que se chama Deus. O Senhor Jesus o destruirá pelo brilho da manifestação de sua vinda (2 Tessalonicenses 2:4,8).

COMENTÁRIOS

24.1-4 Características do Candelabro: 1) Era feito de ouro puro; 2) Era feito para iluminar; 3) Era mantido com óleo; 4) Era feito para queimar continuamente. A lâmpada que ilumina à base de óleo pode ser comparada com a a revelação de Deus ao homem, que culminou em Cristo, Luz do Mundo, e a iluminação dom espírito Santo.

24.5 Os pães que o sacerdote oficiante colocava todos os sábados sobre a mesa dourada, no lugar santo, diante do Senhor, eram em número de doze, representado As doze tribos de Israel; decerto eram, bem grandes, que se empregava mais do que quatro litros de farinha em cada pão. 24. 3,6 e 7. Eram servidos quentes no lugar santo, no sábado, dia no qual os antigos eram removidos. Somente os sacerdotes tinham licença de comer da que pão. Num caso de extrema necessidade, Davi e seus homens quebraram esta lei, 1 Sm 22.6,cf Mt 12.4. O pão nos lembra da comunhão restaurada do homem com Deus, através de Cristo, o Pão da Vida, Jo 6.35.

24.11 O terceiro mandamento proibia de usar o nome do Senhor em vão. A blasfêmia incluía o pecado gravíssimo de deliberado desprezo e desrespeito para com Jeová e para com Sua graça salvadora.

24.16 No Antigo Testamento, blasfemar, ou zombar do nome de deus, injuriando assim a Pessoa de Jeová, acarretava na penalidade da morte. A blasfêmia era o comportamento dos ímpios, Sl 74. 18; Is 52.5. A idolatria era também considerada como um forma de blasfêmia, Is 65.7, porque esse pecado era um desprezo para com o nome do único e verdadeiro Deus. Exemplos da blasfêmia: rei Senaqueribe da Assíria, 2 Rs 19.4,10,22. Os incrédulos Têm prazer em acusar os santos da blasfêmia que eles mesmo praticam, conforme os fariseus fizeram com Cristo. Mt 26. 65; Lc 22.66-71. De igual modo, os membros da Igreja Apostólica foram acusados de blasfêmia, por afirmar a deidade do Senhor Jesus Cristo, At 6.11-14. Será morto. O pensamento básico aqui não é tanto impor uma penalidade por causa de um pecado grave: a necessidade urgente era a remoção de um foco de infecção na comunidade. O desastre desceria sobre a terra na qual o nome de Deus fosse blasfemado, onde a Majestade do Deus vivo fosse repudiada, não importando 47

Nenhum comentário: