sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVITICO PAG. 33

Os versículos 32-40 mostram como as coisas melhores e mais úteis podem ser contaminadas por aquilo que vem da “serpente”. Que o Senhor nos ensine a vigiar nossa alma e a fazer uso da infalível provisão que Ele coloca à nossa disposição: uma fonte, uma cisterna, um suprimento de água, símbolos da divina Palavra, sempre permanecem limpas. Um israelita piedoso sempre toma cuidado para se preservar de toda comida impura ou comum (Atos 10:14). Que tenhamos uma consciência sensível a fim de podermos distinguir entre o que é espiritualmente puro e o que é impuro, entre o que pode envenená-la. E que o Senhor nos olhos puros e um coração completamente preenchido com Seu amor!

COMENTÁRIOS

11.31-33 A expressão enxame de criaturas se refere aos bichinhos que vivem nas casas, nas roupas ou nos utensílios domésticos. O vaso de barro era provavelmente um forninho quebrável.

11.41 Abominação. Heb sheqec. Tudo aquilo que é oferecido a Deus e contrário ao Seu plano de proporcionar ao Povo Escolhido uma vida agradável a Ele, que seja referente a itens proibindo comida considerada imunda, quer seja à idolatria, à prostituição e à desonestidade, cf 2Rs 23.13n. Não se proíbe nenhuma qualidade de frutas ou de vegetais.

11.44 É muito significativo para se entender as relações do povo de Israel com Deus, que, que o motivo para não se comer aqueles alimentos, não era um tabu baseado no medo, antes era um desejo de honrar a Deus, cuja mão era vista na história nacional. A obediência àquelas regras os separava para o serviço de Deus, para assim os tornar o povo santo com quem o Senhor habitava.

11.47 Com a vinda de Cristo, as exigências cerimônias mosaicas tornaram-se obsoletas. Disse Jesus “Não é o que entra pela boca que contamina o homem” Mt 15.11, e o Apóstolo Paulo desenvolve este princípio em Cl 2.16-17, realçando Cristo como a realidade duradoura.


Texto áureo: Eis que em iniqüidade fui forma, e em pecado me concebeu minha mãe

(Salmo 51:5).

Leia Levítico 12:1-8 e 13:1-8.

Para nos mostrar que os recursos divinos fizeram provisão antecipadamente no que se refere ao surgimento do pecado, Levítico considera os sacrifícios e o sacerdócio antes do próprio pecado. O capítulo 33 nos ensina a ser cuidadosos para não nos contaminarmos com as impurezas que vêm de fora. As o mal está não apenas ao nosso redor, ele está igualmente dentro de nós; nosso inimigo está no interior. O capítulo 12 nos conscientiza do caráter hereditário, e em pecado: “Eu nasci na iniqüidade, e pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). A natureza pecadora de Adão passou para toda a raça; um pequeno recém-nascido é um pecador em potencial e precisas tanto do sacrifício de Cristo quanto um adulto.

Os capítulos 13 e 14 tratam da lepra, que sempre representa o pecado em seu caráter de impureza. A lepra é uma doença grave que destrói o corpo, é contagiosa, tem aparência tenebrosa, insensibiliza o sentido do tato e a qual não podia ser curada! Aos olhos de Deus, o pecado apresenta características semelhantes; ele se manifesta em ações

22

Nenhum comentário: