sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTIVO PAG. 19

Texto áureo: De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver profanado o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Hebreus 10:29).

Leia Levítico 10:1-20.

Somos relembrados no capítulo 9 de que era possível para os sacerdotes “tomados entre os homenspecarem. Infelizmente, não temos de ir longe para comprovar essa verdade. Em cada ocasião na qual Deus colocou o homem em um novo relacionamento, este tem se mostrado incapaz de persistir. Até agora, cada detalhe tinha sido realizado “como o SENHOR ordenar” ( expressão repetida catorze vezes nos capítulos 8 e 9). No entanto. Nadabe e abiu, os dois filhos mais velhos de Arão fizeram “ o que lhes não ordenara” o Senhor (v.1). Mal tinham sido consagrados, eles trouxeram diante do Senhor fogo estranho, não vindo do altar. O solene castigo que se seguiu nos lembra quão sério é substituirmos nossa própria vontade pela Palavra de Deus (2 Samuel 6.3) – o incidente da arca colocada em um carro novo, seguido da morte de Uzá). Dessa forma, pensamentos carnais que excitam as emoções (bebida forte) não são tolerados na adoração a Deus. Desprezar ostensivamente verdades conhecidas coloca o transgressor sob o julgamento de Deus. Por outro lado, como mostra o final do capítulo, o Senhor é cheio de misericórdia para com os ignorantes e os que desviam, assim como para com os que estão debaixo de sua disciplina.

COMENTÁRIOS

10.1 Veja a Nota de 6.13. Há quem infira do verso 9, que Nadabe e Abiu cometeram sua ofensa fatal quando estavam sob influência de bebida inebriante, o quemais sentido à proibição absoluta aos descendentes de Arão de beberem qualquer bebida fermentada antes de entrarem para os seus deveres sagrados do Tabernáculo.

10.7 Como sacerdotes ungidos por Deus, Arão e seus filhos tinham a obrigação de colocar o serviço de Deus em primeiro plano, não podendo interrompê-lo, nem mesmo por causa de um enterro de algum entre seus filhos ou irmãos, Mt. 8.21 – 22 (que aplica a vocação a cada crente).

10.9 Bebida forte. Provavelmente a cerveja, que os povos daquela época nada sabiam de licores destilados.

10.10 Imundo. Não no sentido de sujo, mas sim de impureza cerimonial, Mq 2.10.

10.11 As instruções divinas, suficientemente claras para que o povo as compreendesse, foram dadas para a felicidade, prosperidade e bem-estar da nação.

10.19 Ao fazerem sua primeira oferta pelo pecado, Arão e seus filhos se omitiram de comer a parte que lhes pertencia, e assim fazendo, demonstraram uma aparente indiferença para com o seu dever de se identificarem com o ofertante no seu pleito diante de deus, 4.3; 6.26; 7.26; 8.14 (Nota). Esclarecendo sua atitude, Arão se defendeu nos seguintes termos: tais coisas me sucederam, isto é, estava se recordando dos acontecimentos daquele dia, da morte dos seus filhos, e estava na incerteza de se, naquela circunstância, poderia ser realmente considerado digno de cumprir sua missão sacerdotal, de ser mediador entre o povo e Deus, quando membros de sua própria família,

19

Nenhum comentário: