sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG.37

pressão deste fato.

18.6 É verdade que os primeiros dias da raça humana, irmão se casava com irmã, desde que não havia mais ninguém com quem se casar. Com firma estabelecimento da raça humana, Deus proibiu casamentos entre parentes consangüíneos. Por exemplo, um homem não devia se casar com sua irmã, nem com sua tia, ou com sua nora.

18. 9 Filha de teu pai. Esta parte do versículo se refere à irmã só por parte do pai; o resto se refere ou à irmã propriamente dita, ou meia irmã do lado materno.

18.21 Moloque. Heb mõlekh, que á palavra melekh “rei” com as vogais da palavra bõsheth “vergonha”. O nome Baal quer dizer “senhor”; “rei” era apenas outro nome que os idólatras davam aos baalins; para os israelitas, portanto, os ídolos de Baal, longe de ser imagens de reis, eram apenas coisas de vergonha, tentando o povo a dois pecados graves: a adoração de falsos deuses e,m lugar do próprio Deus, e a empregar liturgias pagãs para adorar Jeová. Ambos estes pecados eram uma abominação perante Deus. O nome específico usado aqui se refere a uma imagem oca, com braços estendidos, e com um incinerador na parte vazia, destinado a receber crianças em sacrifício queimado.

18.24-30 Estes versículos lançam luz sobre o motivo da destruição das nações de Canaã por mandato divino. As abominações da imoralidade das nações pagãs tinham chegado a um tal extremo que, afinal, a “medida da iniqüidade dos amorreus se encheu, Gn 15.16. Por isso, Deus advertiu a Israel que tivesse cuidado e não fizesse como os cananeus. Como Israel era o povo escolhido de Jeová, esperava-se mais deles do que de qualquer outra nação, Dt 9.25-29.

18.28 Vomite... vomitou. Deus fala, nas Escrituras, de tratar assim a três grupos de pessoas: 1) Os cananeus pagãos, 28; “E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes”, Rm 1.28; 2) Os israelitas idólatras, 28; 20.22; Jr 25.27; 3) Os cristãos apóstatas, Ap 3.16. Tudo isto é uma ótima; as admoestações a todos nós no dia de hoje.

19.2-34 Essas leis eram cerimoniais e éticas; as últimas são baseadas nos Dez Mandamentos.

19.2 A santidade e a perfeição de Deus formam a base para se exigir a justiça da parte de todos aqueles que Lhe pertencem. Jesus disse que deveríamos ser perfeitos, como o é nosso Pai Celeste, Mt 5.48.

19.4 Ídolos. Há várias palavras hebraicas que descrevem os ídolos; aqui temos ‘elilim, lit “coisas de nada”, “vaidade”. Vem de uma raiz que significa “evaporar-se”. A essência do ídolo realmente é nada, 1 Co 8.4.

19.9,10 No livro de Rute temos um belo exemplo do cumprimento desta lei, Rt 2.8-16. Ao pobre e ao estrangeiro. Duas classes de pessoas que, juntamente com os órfãos, não possuíam força carnal para defender seus direitos, sendo desprezados pelos pagãos por não poderem se defender com o dinheiro, nem com um “Vingador”, um parente poderoso que fosse solidário à sua causa. São justamente aqueles que, sendo desprovidos de recursos humanos, são os melhores recipientes do socorro divino, 2 Co 12.9-10.

19.12 A idéia, aqui, é que ninguém deve ser rápido demais para fazer votos em nome de Deus, e muito menos usar o nome de Deus em juramentos falsos, com o intuito de fazer parecer puros e verídicos os atos mais escabrosos, dando a força da verdade à própria mentira,Êx 20.7n.

37

CULTO AO VIVO AOS DOMINGOS ÁS 10h00 E ÁS 19h00
www.pibrj.oprg.vom



Nenhum comentário: