sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTICO PAG. 7

,que consiste em ajudar outros crente a descobrir e julgar suas faltas (João 13: 14).

va categoria: a dos pecadores perdoados. Ele encerrou a todos na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos (Romanos 11:32).

Vamos enfatizar as expressões dos versículos 23 e 28: “ou se o pecado em que ele caiu lhe for notificado”. Isso é uma alusão ao nobre serviço chamado “Lavagem, dos pés”, que consiste em ajudar outro crente a descobrir e julgar suas faltas (João 13:14).

“No tocante ao seu pecado, e este lhe será perdoado”; isso é dito ao final de cada um desses parágrafos – a divina resposta que Deus pode dizer para todo pecador arrependido, pela virtude da obra de Seu amado filho!

COMENTÁRIOS

Comentário Bíblico de MOODY : 4.27 Se qualquer pessoa do povo da terra pecar. O cidadão particularmente era responsável diante de Deus. Ele não podia se esconder no grupo e fingir inocência. Ele devia trazer uma cabra ou ovelha. O ritual era o mesmo do príncipe.

O saudoso Pastor ANTONIO NEVES DE MESQUITA , em seu livro Estudo no Livro de Levito página 70 diz:

-“ 4) Sacrifício pelo pecado da plebe (vv.27-35) - a) A oferta . Convém acentuar que, se a ninguém é dado viver sem pedado, também ninguém precisa viver sem perdão. Se um sacerdote pecasse, teria o remédio no sacrifício do bode; se um homem ou mulher do povo, teria a sacrifício de uma cabra ou cordeira. Era sacrifício mais barato, mas tinha os mesmos efeitos expiatórios. Entre o povo, a quem foram dadas as ordenanças, não seria fácil encontrar uma pessoa que não tivesse à mão um dêstes animais, ainda que fosse preciso recebê-lo de alguém. Diante de Deus, só vive em pecado que quer, porque o seu amor não conhece pessoas nem meios. Para todos há a mesma aceitação. Em Cristo, nós sabemos que não judeu nem grego, chinês ou croata. Todos são pecadores, e todos têm a mesma necessidade e o mesmo privilégio de salvação. Já era assim nos velhos tempos, dentro das fronteiras israelitas. O pobre como o rico podiam viver em comunhão com Deus e para todos eram facilitados os meios da graça.

b) O ritual. Nãodiferença entre o ritual da oferta do pobre e s do rico.....

O pecador em ato seria motivo de contínuo ritual e sacrifício, pois que a consciência de cada falta levaria o penitente a buscar o Tabernáculo para expiar a culpa. Era o sacrifício de cada hora e cada momento. Seria um testemunho ininterrupto da existência do pecado e do perdão para ele . Podemos imaginar a romaria que seria feita diariamente para a tenda, cada qual com a sua vítima para o sacrifício. Cada qual confes- sava sua culpa e para cada um havia o mesmo perdão. Sem dúvida alguma, a coisa mais digna de nota no mundo e também, a mais certa é o pecado e os seus efeitos. Hoje, que gozamos de perdão completo em Cristo, não se nos oferece o ensejo de caminharmos para um lugar em busca de iniciação, mas nem por isso devemos deixar de confessar de contínuo o nossa pecado e de dar testemunho de nossa redenção.

Texto áureo: Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1:9)

7

Nenhum comentário: