sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAG. 55

A graça de Deus mantém “as coisas encobertas” (29:29), das quais esse maravilhoso capítulo nos fala. Certo autor cristão escreveu: “O Senhor não apenas reuniu Seu povo, trouxe-o de volta à Canaã, multipli-coulhes os filhos, agiu poderosamente a favor da nação, mas Ele também fez uma tremenda obra de graça dentro do coração do povo, cujo resultado é muito mais valioso que qualquer prosperidade externa”, No futuro, Deus atuará no coração de Seu povo a fim de que eles O amem e Lhe obedeçam )hebreus 8:10). Ele tem falado por muito tempo: “Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim” (Jeremias 4:11;) Oséias 14:1,2). Portanto, esse paciente trabalho não será em vão!

O capítulo 10 de Romanos cita os versículos 12 a 14, aplicado-os “aos que crêem”. Cristo a Palavra viva, desceu do céu para onde ser humano nenhum jamais poderia subir, a fim de revelar o coração de Deus, o qual deseja que todos os homens sejam salvos (1 Timóteo 2:4). Amigo, não diga que a salvação é algo difícil demais e que você é profundamente pecador (v,11). Não importa o quão longe você foi, o Senhor Jesus está perto de você. Abra seu coração para Ele agora mesmo!
E, nós, cristãos, precisamos ter bastante cuidado para que a Palavra que está em nossa boca e em nosso coração não permaneça infrutífera, mas seja colocada em prática (v 14;João 13:17).

COMENTÁRIOS

Cap 30 Dá continuidade às palavras do pacto, iniciadas no cap. 29. Apresenta a possibilidade de restauração final (1-10), a afirmação de que a obediência não é difícil demais (11-14), e a lembrança das alternativas a Israel (15-20).
30.1-10 Essa passagem pressupõe o exílio e antecipa a restauração.
30.3 Ajuntará de novo. O retorno do exílio babilônico começou com Zoro-babel. Mas esse retorno tipifica outra restauração. Alguns expositores crêem que a restauração aqui referida está sendo cumprida politicamente. Outros tomam uma posição diferente, alegando que, sob a Nova Aliança, judeus e gentios são tratados sob iguais condições. Em Rm 11, porém, Israel continua sendo visto, nesta nova dispensação, como um povo distinto, e a reunião dessa nação na Palestina não violaria, neces-sariamente, o princípio de iguais privilégios.
30.6 Circuncidará o teu coração. Cf 10.1 nota. O rabino Nachmanides entende este versículo como uma profecia da época messiânica, que porá fim ao caráter duplo do homem, fazendo com que seu único instinto seja a bondade; os judeus receberão então seu sumo bem: a pureza de coração, segundo interpretação de Rabino Abraão Ibn Ezra.
30.11-14 Israel era capaz de cumprir a ordem divina. A Aliança exigia algo secreto, além da compreensão deles (cf 29.29). Deus revela claramente a sua palavra. Eles a tinham ouvido, e era algo sobre o que ti-
55

Nenhum comentário: