quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO PAG. 62

Texto áureo: Disse-lhes Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora, vós estais limpos. João 13:10).

Leia Êxodo 30: 17-38.

Faltava ainda uma peça para que a adoração pudesse ser prestada. Era a bacia de bronze. Ela tinha de ser colocada no átrio entre o altar e o tabernáculo, no caminho do sacerdote que, no exercício de seu ofício, lavava ali as mãos e os pés. Ela é uma figura do auto-julgamento sob o poder da Palavra (a água), purificando o adorador da sujeira contraída em seu andar por este mundo ( João 13:10).

Depois da água que o purifica da “impureza.. da carneem um sentido negativo, achamos o óleo sagrado da unção (o Espírito), que comunica um caráter santo. Os ingredientes que fazem parte de sua composição expressam as diferentes virtudes e glórias de Cristo. Era proibido ungir com o óleo sagrado o corpo do homem (isso seria usar os dons do Espírito para glorificar o homem) e fazer qualquer coisa semelhante a ele (imitar a obra do Espírito Santo). O Salmo 133:2 nos mostra este precioso óleo derramado na cabeça, que desce para a barba de Arão e depois para a gola de suas vestes; uma figura maravilhosa dos remidos exultando no Espírito as perfeições de sua Cabeça glorificada, e participando da mesma unção. Em contraste, o doce aroma do incenso subia continuamente a Deus, apresentando-lhe particularmente todas as excelências de Seu amado Filho.

COMENTÁRIOS

30.19 Lavarão. A bacia de bronze contém a água purificadora, sem a qual ninguém pode se aproximar de Deus (21);.

30. 23 Siclos. O siclo pesava cerca de 11,4 gramas. Mirra. Goma resina aromática. Cinamomo. Um tipo de canela. Cálamo. Raiz aromática de uma espécie de caniço dos pântanos.

30.24 Cássia. Árvore com flores amarelas, quevagens, cujas sementes são medicinais e perfumadas. Him. 3,6litros,

30.25 Óleo sagrada. Para ungir todos os utensílios do tabernáculo (26-28).

30.29 Será Santo. S pessoas convertidas e entregues ao Senhor deverão ocupar-se com as coisas de Deus. Senão, terão a mesma experiência que Faraó teve quando lhe foi concedida a oportunidade de ver a revelação do poder de Deus serviu para sua própria condenação.

30.34 Estoraque. Uma resina do Mediterrâneo, chamada também benjoim. Ônica. Perfume feito pela queima das partes fibrosas de certas conchas. Gálbano. Uma planta umbelífera da Pérsia.

30.35 Incenso. Este incenso único, sagrado e inimitável (37-38), é comparável à oração que o próprio Cristo faz em nosso favor (Hb 7.25). Sal. É o símbolo da preservação contra a corrupção. Cristo nos diz que os que O seguem são o sal da terra (Mt 5.13).

Texto áureo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, tribo de Judá, eo enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de

62

Nenhum comentário: