sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESTUDO NO LIVRO DE LEVÍTOCO PAG.55

Comentário Bíblico Moody – 26: 40-42 Mas se confessares a sua iniqüidade. Se, contudo, Israel percebesse e confessasse que o seu castigo provinha de Deus, justo e merecido pela rebeldia e perversidade dos corações do seu povo, então Deus se lembraria da aliança feita com os parentes.

26.43 Mas a terra... folgará nos seus sábados. Mesmo tendo Israel de abandonar sua amada terra, a qual por isso ficaria inculta, e mesmo sofrendo por algum tempo o castigo do seu pecado, ela se arrependeria e seria perdoada, e a aliança seria renovada pelo Senhor, seu Libertador da escravidão do Egito.

Texto áureo: E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também a si m,esmos se deram primeiramente ao Senhor e depois a nós, pela vontade de Deus

(2 Coríntios 8:5).

Leia Levítico 27: 1-15.

Este capítulo trata sobre os votos que os filhos de Israel podiam fazer e a maneira pela qual o sacerdote deveria avaliá-los. No capítulo 30 de Êxodo, nossa atenção é dirigida ao fato de que o preço da redenção era igual para todos. De fato, isso não é uma questão que representa nossa salvação, mas, sim, a capacidade que cada um tem. Redimidos pelo mesmo preço, o preciso sangue de Cristo, todos os filhos de Deus estão longe de estar no mesmo nível espiritual ou de ter a mesma aptidão para o serviço. E o sacerdote deve intervir para avaliar a obra de cada um: “segundo a avaliação do sacerdote, assim será” (v.12). Nós, que criticamos tão facilmente o que os outros fazem ou n ão fazem, não nos esqueçamos de que o único que julga é o Senhor (1 Coríntios 4:4-5).

Pessoas, animais ou casas, tudo poderia ser consagrado ao Senhor. De fato, não temos nada mais precioso para oferecer ao Senhor do que nós mesmos. Isso foi o que os apóstolos diz: “Porque eles, testemunho eu... deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor e, originada dessa oferta inicial, toda obra deles espontaneamente abundou em alegria ( 2 Coríntios 8:2-5).

COMENTÁRIOS

27. 2 Voto. Heb. nedher, da raiz nãdhar “prometer”. Era uma decisão voluntária da parte de algum israelita, para se dar a si mesmo e as suas possessões a Jeová. Sendo que nem toda pessoa que fazia votos teria a oportunidade de servir no Tabernáculo, os que não o podiam fazer pagariam seus votos através de grandes ofertas. O tamanho da oferta era decidido pelo sacerdote, conforme as possibilidades do ofertante. O Novo Testamento nada fala de tais ordenanças, sendo que o amor de Cristo é tão grande que nossa única resposta lógica é a dedicação da nossa vida inteira, Rm 12. 1-12; 1 Co 6. 19,20. Comparemos este texto com Gn 28. 18-22; Sl 56.12; 66.13; 116.12. Pessoas e posses prometidas para o serviço de Jeová podiam ser regatadas, exceto no casa de que tratasse de um animal trazido como oferta, 7.17; Nm 30.

27.13 A adição da quinta parte, 20% sobre o valor do voto, servia para impedir que os servos de Deus fizessem votos impensados.

55

Nenhum comentário: